Curso de Ciência da Computação é avaliado com nota máxima pelo MEC

Reunião de abertura processo de reconhecimento do curso

O curso de Ciência da Computação da UFV-Florestal foi avaliado e reconhecido pela comissão do Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (5), sendo classificado como de excelente qualidade. O processo aconteceu entre os dias 16 e 19 de março, sendo aberto por uma reunião entre os representantes do MEC com a diretoria e a comissão coordenadora do curso (foto). A nota obtida pelo curso foi divulgada em 21 de março.

Para avaliar o curso, a comissão de avaliação in loco nomeada pelo MEC (composta pelos professores da área de Computação da Universidade Federal do ABC – UFABC – Carlos Kamienski e Francisco Zampirolli) analisou as seguintes dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A agenda da avaliação incluiu reuniões com a administração do campus, com o coordenador, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), o corpo docente, o corpo discente, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e a Comissão Coordenadora. Além disso, toda a documentação do curso foi conferida e foram realizadas visitas às instalações físicas do campus como salas de aula, biblioteca, laboratórios e gabinetes de professores.

De acordo com o diretor de Ensino, professor Diego França, alcançar uma nota máxima na avaliação de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) é uma tarefa de extrema dificuldade, principalmente para os novos campi. “O momento é para comemorar, pois a Instituição está no caminho correto. Entretanto, muito trabalho ainda deve ser realizado visando à melhoria da qualidade dos cursos da instituição”, destaca o diretor de Ensino.

Para a coordenadora do curso, professora Gláucia Braga e Silva, o resultado representa um marco para nosso curso e também para o campus UFV-Florestal, “pois somos o primeiro curso do campus a alcançar a nota máxima em um processo de avaliação in loco”. Além disso, o resultado fortalece o curso em vários aspectos e, certamente, contribuirá com a redução da evasão, com o aumento da procura pelo curso e também com sua projeção, tanto no mercado de trabalho quanto na academia.

Conforme o professor Augusto Nacif, o reconhecimento do curso com nota máxima é a consequência de um trabalho que vem sendo realizado desde 2010.  Para ele, a nota máxima resulta da qualificação e do forte envolvimento dos professores e estudantes do curso. Afinal, “mesmo com um corpo docente da área de Ciência da Computação reduzido em comparação com outras instituições do país, nosso curso é capaz de oferecer uma excelente formação aos discentes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, enfatiza o professor.

Campus UFV-Florestal

Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas