Workshop marca encerramento de Projeto Interdisciplinar no curso

No dia 04 de dezembro de 2015 foi realizado um Workshop de encerramento de um projeto interdisciplinar envolvendo quatro disciplinas do curso de Ciência da Computação. O projeto foi conduzido pelos professores Gláucia Braga e Silva e Daniel Mendes Barbosa e abrangeu os alunos das disciplinas CCF322 – Engenharia de Software II; CCF323 – Arquitetura de Software; CCF313 – Programação Orientada a Objetos e CCF221 – Banco de Dados. Aproximadamente 30 alunos participaram do projeto, sendo que alguns deles estavam matriculados em mais de uma disciplina.

O projeto objetivou aplicar os conhecimentos teóricos de cada uma das disciplinas, no âmbito do desenvolvimento de um protótipo de software para um sistema de controle de frequência da UFV – campus Florestal. Para a disciplina CCF322 – Engenharia de Software II, os alunos ficaram responsáveis por elaborar e controlar o cronograma do projeto, fornecer suporte às atividades de gerência de configuração, prototipar as interfaces gráficas do sistema e realizar os testes do mesmo.

Já os alunos de CCF323 – Arquitetura de Software, receberam a atribuição de definir as visões lógica e física da arquitetura do sistema, recomendar o uso de padrões de projeto, revisar os modelos de classes e de dados e implementar a integração entre camadas.

Na disciplina CCF313 – Programação Orientada a Objetos, os alunos modelaram as classes e implementaram as camadas de modelo e controle, segundo o paradigma da orientação a objetos.

Por fim, em CCF221 – Banco de Dados, foram elaborados os modelos lógico e físico do banco de dados, com posterior implementação do banco de dados no SGBD MySQL. Também foram inseridos dados para algumas tabelas de forma direta e elaboradas as consultas em SQL para atender às demandas de programação.

O projeto foi embasado na abordagem de aprendizado baseado em um problema real da universidade e buscou promover o espírito de equipe, a atribuição de papéis e responsabilidades e a interação entre os alunos.

Apesar de alguns problemas observados nesta primeira edição, como falta de comunicação entre as equipes, dificuldades em cumprir o cronograma e envolvimento parcial de alguns alunos, a iniciativa recebeu uma avaliação muito positiva por parte dos envolvidos que destacaram a importância do projeto na visualização prática das interseções das diversas áreas do curso.

Universidade Federal de Viçosa
Campus UFV-Florestal